Publicado em 31 de agosto de 2020 as 20:39

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

Realizar uma gestão financeira eficiente é tarefa árdua, especialmente para aqueles negócios que estão começando. Os desafios são muitos e nem sempre é possível saber se determinada atitude trará os efeitos desejados. Por isso, contar com ajuda de ferramentas de gestão financeira é interessante para agilizar processos, aumentar a produtividade, facilitar práticas e melhorar a tomada de decisão sempre pensando no crescimento da empresa. Saiba como fazer tudo isso com as dicas a seguir.

7 ferramentas de gestão financeira para a sua empresa

Existem inúmeras ferramentas de gestão desenvolvidas para auxiliar na administração de um negócio. Veja a seguir uma seleção com 7 opções para você testar e conhecer.

1. Excel

O Excel é a ferramenta mais simples e mais acessível a todos os gestores. A planilha oferece vários recursos para controlar entradas e saídas, realizar cálculos, elaborar listas e tabelas. Para quem ainda está começando a gerenciar um negócio, a planilha do Excel é uma boa opção.

Muitas empresas pequenas costumam usar o Excel para criar orçamentos, elaborar e acompanhar o fluxo de caixa e, assim, fazer a gestão financeira de forma mais organizada e planejada, embora de uma maneira mais simples.

O Excel faz parte do Pacote Office da Microsoft que oferece diferentes planos de acordo com os serviços disponíveis. Já quem utiliza o Linux, encontra a planilha no Libre Office com o nome Calc. O Libre é um software gratuito, diferente do Office que precisa ser comprado.

O excel oferece armazenamento em nuvem por meio do One Drive, o que também é uma eficiente maneira de manter os dados em segurança.

2. Google Planilhas

O Google Planilhas é uma ferramenta semelhante ao Excel, mas possui uma grande vantagem que é a possibilidade de compartilhar um arquivo com várias pessoas ao mesmo tempo, permitindo também a edição dessas informações em tempo real. É uma medida muito valiosa para aumentar a produtividade do trabalho em equipe.

3. Consultoria de gestão financeira

Uma ferramenta, não tecnológica, que também podemos incluir como essencial em uma gestão financeira é a consultoria.

A consultoria financeira auxilia os gestores a conhecerem mais profundamente as finanças da empresa, traça estratégias para que assim eles possam tomar as melhores decisões, sempre com foco no desenvolvimento sustentável da organização.

Contar com a ajuda de um especialista em consultoria financeira é a alternativa mais adequada, principalmente para quem está começando a gerir um negócio ou precisa equilibrar as contas da empresa, sem deixar de investir no seu progresso.

4. Akaunting

Akaunting é um software que auxilia os gestores na contabilidade da empresa. É voltado para pequenos e médios negócios e é gratuito, o que aumenta a acessibilidade de usuários. Alguns dos serviços oferecidos pelo Akaunting, são:

  • Acesso online às finanças da empresa, possibilitando negociações e transações em qualquer tempo e em qualquer lugar;
  • Controle da carteira de clientes e possibilidade de envio de boletos a esses clientes, sem a obrigatoriedade do pagamento de taxas;
  • Realização de depósitos e transferências bancárias entre contas pertencentes à empresa;
  • Controle de contas a pagar;
  • Controle de vendedores e etc.

5. Bkper

O Bkper é outro aplicativo com foco em gestão financeira, mais precisamente na área de contabilidade. Com ele é possível emitir relatórios e construir gráficos, visualizar históricos das transações, lançar receitas e despesas, anexar documentos e muito mais.

O Bkper também oferece acesso online, com dados armazenados na nuvem o que garante mais segurança para a empresa, além de praticidade uma vez que essas informações se tornam acessíveis de qualquer local com acesso à internet.

6. Nibo

O Nibo é outro exemplo de software de gestão que oferece ao gestor o acompanhamento simples e eficaz do fluxo de caixa da empresa. Com essa ferramenta é possível emitir notas fiscais, realizar o controle do estoque, emitir boletos e relatórios importantes para a compreensão dos dados da empresa.

De maneira fácil e prática, o gestor controla a contabilidade da organização, integrando essa tarefa com outros setores da empresa e garantindo um desempenho completo e eficiente. O Nibo é um sistema pago, mas que pode ser experimentado por até 5 dias antes de fazer ou não a contratação.

7. Granatum

O Granatum Financeiro é mais uma ferramenta que oferece funções valiosas ao gestor especialmente no controle e monitoramento do fluxo de caixa da empresa. O Granatum está disponível na loja de aplicativos dos smartphones e oferece vários serviços na palma da mão.

Com essa ferramenta de gestão é possível registrar todas as despesas e todas as receitas que surgirem, prática essencial para o funcionamento correto do fluxo de caixa.

Além disso, ele oferece a comodidade de anexar imagens e documentos, como comprovantes de transações. O Granatum também emite relatórios gerenciais e faz a divisão de todos os lançamentos em categorias, facilitando o entendimento das informações.

O app é pago, mas pode ser testado gratuitamente durante 7 dias. Lembrando que o aplicativo apenas auxilia o gerenciamento de contas e não faz concessão de empréstimos.

As ferramentas de gestão financeira foram desenvolvidas com o objetivo de otimizar o trabalho do administrador e oferecer a ele mais agilidade nas tarefas e análise de dados, além de tempo disponível para focar em outras áreas igualmente importantes da empresa.

Quer mais dicas de gestão financeira? Continue lendo o nosso blog.

Imagens por Freepik

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.