Publicado em 16 de dezembro de 2020 as 20:58

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

Os indicadores empresariais são ferramentas muito importantes utilizadas para mensurar o desenvolvimento de um negócio, sua gestão financeira dentre outras questões. Quando esses indicadores não apontam um resultado promissor é preciso buscar a razão para esse desequilíbrio, se antecipando e evitando uma possível quebra da empresa.

Foi o que a Viabiliza fez em relação à empresa SambaTech que, apesar de ter um bom desempenho mercadológico, apresentava uma maneira ultrapassada de lidar com um dos principais pilares de um negócio e um dos mais importantes indicadores financeiros que é o fluxo de caixa.

Veja agora como a Viabiliza conseguiu mudar essa relação e como a empresa evoluiu depois dessa interferência.

O que o fluxo de caixa nos diz sobre um negócio?

Bom, já dissemos muitas vezes aqui no blog que o fluxo de caixa é o pulmão da organização. É uma ferramenta essencial e que entrega a situação da saúde financeira de uma empresa. Logo, precisa de informações seguras, atuais, rápidas e precisas e de um sistema que possibilite que tudo isso ocorra sem falhas.

Ao prestar consultoria para essa empresa, a Viabiliza logo constatou dois pontos que deveriam ser modificados. Veja quais foram esses pontos e por que as mudanças foram necessárias.

1. Controle de fluxo de caixa feito de maneira totalmente obsoleta

O fluxo de caixa da empresa em questão era feito praticamente de forma manual, com uso de planilhas básicas no computador e anotações em cadernos. Esse modelo de controle, apesar de ser adotado por muitos gestores, é muito suscetível a erros.

As chances de inserir uma informação errada, duplicada ou esquecer algum dado são muito grandes quando temos que contar apenas com a capacidade da nossa mente, muitas vezes saturada de tantos afazeres.

Para substituir esse modelo antigo de controle de fluxo de caixa, foi sugerido o uso de um sistema próprio de gestão de caixa que inibe a recorrência de erros e garante uma segurança maior dos dados.

Sabemos que errar faz parte de qualquer gestão. Mas sabemos também que alguns erros podem levar uma empresa a situações difíceis de serem contornadas. Logo, mais do que solucionar problemas, convém evitá-los.

2. Gestão do fluxo de caixa realizado por muitos funcionários

O segundo ponto observado pela Viabiliza dentro da SambaTech foi a utilização de vários funcionários para realizar a gestão do fluxo de caixa.

Essa prática é totalmente desnecessária porque é possível realizar essa tarefa de uma maneira otimizada, com 1 ou 2 colaboradores enquanto os outros podem se dedicar às outras áreas da empresa.

Além disso, muitas pessoas manuseando um sistema que exige tantas movimentações é muito arriscado e favorece a incidência de erros que, como já vimos, é bastante perigoso para um negócio.

Resultados da Consultoria da Viabiliza sobre a empresa SambaTech

1. Melhor distribuição de funções

Se antes 5 funcionários trabalhavam na gestão do fluxo de caixa, hoje apenas dois executam esse trabalho. Havendo necessidade de mais alguém atuando, essa carência é coberta pela Viabiliza.

Essa mudança diminui o conflito de informações, a duplicação de dados e a interferência desorganizada e desnecessária de várias pessoas em uma única tarefa.

2. Otimização do tempo

Com o fluxo de caixa sendo controlado de uma maneira mais centralizada e por meio de um sistema apropriado a tomada de decisões ocorre mais rapidamente e todo o processo de gestão se torna mais dinâmico, prático e seguro.

3. Compartilhamento de informações em tempo real

O sistema de controle do fluxo de caixa continuou acessível, de forma simultânea e em tempo real, a todos que precisavam monitorá-lo. No entanto, a atualização dos dados é responsabilidade apenas de uma ou duas pessoas, no máximo.

4. Indicadores dentro do esperado

Quando falamos em indicadores apontando bons resultados não estamos falando apenas do fluxo de caixa que, por si só já é um grande índice favorável. Mas estamos falando também de todas as outras boas consequências que surgem quando o setor financeiro da empresa está bem organizado e planejado de forma estratégica.

Assim, os indicadores de produtividade, de qualidade, de lucratividade, de competitividade e outros são favorecidos e apresentam ótimos resultados após a interferência da consultoria no processo de gestão da empresa cliente.

Se antes o fluxo de caixa demorava mais de 10 dias para fechar, com as novas orientações e implementações esse prazo caiu para apenas 3 dias. É uma diferença gigantesca e que influencia diretamente em toda a gestão financeira de um negócio.

5. Diretoria com acesso às informações mais importantes

A plataforma disponibilizada pela Viabiliza também ofereceu um dashboard, ou painel de visualizações, para a diretoria da empresa com informações sobre pagamento de fornecedores, análises de resultados e orientações sobre cada parceiro.

O dashboard se tornou uma ferramenta extremamente valiosa porque reforçou a importância da transparência das informações, facilitou a tomada de decisões, acelerou processos de análises e definição de novas estratégias.

Como pudemos constatar, os indicadores financeiros demonstram, por meio de dados, aquilo que está sendo feito dentro da empresa e seus bons resultados dependem, obviamente, de uma boa gestão e decisões corretas. Nem sempre o gestor tem ciência do quanto ele pode estar errando e muito menos de como aquele erro pode ser prejudicial ao seu negócio.

Por isso, é tão importante contar com uma visão externa, com a avaliação de quem está de fora da sua empresa, mas com domínio total do que acontece dentro do mercado. E é isso que a Viabiliza tem para oferecer para a sua empresa.

Imagens por FreePik.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.