Publicado em 11 de junho de 2020 as 14:49

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Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

A ForteCred Veículos é uma revendedora de veículos novos e seminovos localizada em Bom Despacho, Minas Gerais. O maior objetivo da ForteCred era aumentar a liquidez da empresa. Ou seja, agilizar a revenda dos veículos e garantindo um bom faturamento no final do mês. A Viabiliza aceitou o desafio e conseguiu alcançar a meta pretendida. Quer saber como? Continue lendo esse artigo.

Como conseguimos aumentar a liquidez da ForteCred Veículos

A revenda de veículos é um ramo de atuação que possui uma alta liquidez. No entanto, a ForteCred estava com dificuldades em alcançar um nível satisfatório de vendas. A partir de uma análise detalhada do caso, a Viabiliza conseguiu o retorno esperado. A seguir, os passos realizados.

Estudo de mercado

O primeiro passo executado pela Viabiliza foi realizar um estudo de mercado. Foi feito um levantamento do número de revendedoras de automóveis existente na região onde se encontra a ForteCred Veículos, bem como o valor total da frota.

Fizemos também um estudo do público consumidor do local, identificando quem eram as pessoas que estariam aptas a comprar um automóvel novo ou seminovo.

Assim, foi possível mapear e conhecer a concorrência e conhecer também o mercado para o qual a ForteCred estava oferecendo os seus produtos. Esse estudo foi fundamental para traçar as novas estratégias de venda, eliminando as falhas e focando naquilo que dava retorno.

O retorno real do carro

Ao comprar um carro para revenda, a empresa responsável tem alguns gastos inevitáveis. É preciso abastecer o veículo para garantir um test drive ao comprador, talvez seja necessário fazer reparos ou reposição de algumas peças e também lavar ou polir o automóvel entre outras coisas.

Dessa forma, todos os gastos que a empresa tem ao adquirir o carro, além do custo da compra do veículo, devem ser embutidos no valor final do produto. Assim, é possível gerar uma margem de lucro confortável e estimulante sem deixar de oferecer um preço atraente para o consumidor.

Controle de estoque

O passo seguinte foi o gerenciamento do controle do estoque da empresa. Pudemos verificar qual era a rotatividade dos veículos, isto é, quanto tempo os carros ficavam na empresa desde o momento da compra até a revenda. Quais marcas e modelos de carros eram mais procurados e quais deles ficavam mais tempo parados, sem despertar interesse do consumidor.

Um carro que não é repassado rapidamente ao consumidor pode gerar muitos outros custos ao revendedor, além das despesas já mencionadas. Para evitar gastos a mais com taxas como IPVA e Licenciamento, o ideal é que os carros sejam vendidos o quanto antes gerando uma conversão rápida ao revendedor.

E como fazer isso? Simples. Dando preferência para a compra de veículos que tenham alta procura. A empresa deve priorizar a aquisição de carros que estejam de acordo com as preferências do público local que é quem, de fato, se interessa pelo que está à venda.

Um exemplo são os carros zero quilômetro. Pudemos perceber que na ForteCred Veículos esse tipo de automóvel não tem tanta procura como os carros seminovos. Portanto, pensamos que seria interessante manter o foco em carros com maior demanda de interessados que são os seminovos.

Meta de vendas

Foi estipulada para a empresa uma meta de vendas que deveria ser alcançada no final de cada mês. A revendedora teria um valor específico de carros para vender para atingir o objetivo estabelecido. Foi fixado também o valor que deveria ser cobrado em cada transação.

Propor metas é interessante porque elas estimulam as transações e o contato com o cliente, melhorando também o desempenho nas vendas e favorecendo o lucro imediato que é o principal objetivo da empresa.

As metas servem também como uma orientação, um direcionamento que faz com que a equipe de vendas foque em alcançar aquele número. Sem traçar uma linha de chegada todos ficam mais propensos a se desviar do caminho e deixam de mirar no que é importante.

Além de todas essas estratégias, outro fator que foi essencial para aumentar a liquidez da ForteCred Veículos foi o controle do fluxo de caixa da empresa. Elaborar, alimentar e avaliar um fluxo de caixa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E assim aconteceu com a revendedora mineira.

No fluxo de caixa são listadas todas as despesas e as receitas da empresa. A partir desses dados é possível tomar decisões mais acertadas e criar estratégias mais bem elaboradas e focadas naquilo que a empresa mais precisa no momento, de acordo com a sua saúde financeira.

Pondo em prática todas as orientações listadas acima, foi possível garantir à ForteCred Veículos uma alta liquidez com a revenda dos automóveis, pensando de maneira estratégica e planejada sem esquecer as demandas do mercado local.

Quer saber o que nós podemos fazer pela sua empresa? Entre em contato conosco. Acesse o nosso site e confira os serviços oferecidos.

Foto retirada de Freepik – www.freepik.com

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