Publicado em 4 de novembro de 2020 as 17:52

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Estoque excessivo logo gera no gestor aquela sensação de vendas paradas, faturamento caindo e desequilíbrio no setor de compras. De fato, tudo isso são pontos que devem ser considerados quando o seu produto simplesmente parou de circular. Estoque parado não é nada bom para o negócio. É um dinheiro que foi investido, mas que não está dando retorno. Além disso, demanda custos de manutenção e o gestor fica sem liquidez para realizar suas transações financeiras como fazer pagamentos, por exemplo.

No entanto, mais do que focar na falta de vendas, o gestor deve pensar em soluções para queimar esse excesso de estoque e fazer o seu material circular, garantindo a saúde financeira do seu negócio. Hoje vamos apresentar a você algumas maneiras de fazer isso. Confira.

Estoque parado é sinal de baixa liquidez

O que a liquidez tem a ver com o estoque paralisado? Tem tudo a ver. Liquidez é quando a empresa consegue transformar um ativo, no caso a mercadoria estagnada, em faturamento, isto é, em dinheiro. Quando o estoque não gira, a liquidez também não acontece.

Para o gestor isso é muito ruim porque ele fica sem recursos para investir em outras áreas da empresa, sem condições de pagar fornecedores, colaboradores etc. Por isso, é tão importante que haja um controle de estoque eficiente não só para fazer rodar os produtos que já existem, mas também para evitar que novos excessos aconteçam.

O que fazer para aumentar a sua liquidez através do seu estoque

O primeiro passo para que o seu estoque gire é conhecê-lo de forma detalhada. A partir daí, criar estratégias para que o seu produto volte a circular. Veja a seguir mais detalhes destas ações.

Faça um levantamento de todo o seu estoque

Realize uma espécie de inventário do seu estoque identificando e anotando todas as informações possíveis como: tipo do material, data de vencimento, há quanto tempo está ali, quantidade de cada item etc.

Depois, veja com o restante da equipe responsável as possibilidades para direcionar esse volume acumulado. Defina as melhores estratégias, de acordo com as especificações do seu negócio e também de acordo com a urgência que cada material exige.

Produtos que têm prazo de validade, por exemplo, devem ser prioridade na sua lista para que você não perca mais dinheiro ainda com a perda definitiva do material.

Realize promoções

As promoções continuam sendo o carro chefe das estratégias utilizadas pelo gestor para aumentar a liquidez por meio do estoque. O consumidor gosta de promoções, de obter alguma vantagem ao adquirir determinado produto.

Muitos gestores evitam esse caminho por medo de perder dinheiro. Porém, oferecer desconto também traz vantagens à empresa, que logo verá o seu estoque fluir e o dinheiro entrar no caixa. E esse é o objetivo no momento.

Portanto, descubra a melhor época para baixar os preços. Uma dica é apostar nas datas comemorativas, festas de final de ano e na tão esperada Black Friday, no mês de novembro, em que o consumo é maior. 

Outro momento muito aguardado por todos é a semana do consumidor que acontece sempre na semana do dia 15 de março. O sucesso de vendas é tão grande que o período já ficou conhecido como a segunda Black Friday aqui no Brasil. Vale a pena apostar, criar promoções e atrair mais clientes.

Faça parcerias

Outra dica para aumentar as vendas é fazer um pacote com produtos que se relacionam e oferecer descontos nessa compra. Só tome o cuidado para não fazer venda casada que é proibido. Os produtos ofertados juntos também devem estar à disposição de forma individual.  

Amplie as formas de pagamento

Sim, é muito importante que a sua empresa facilite o pagamento para os consumidores. Desta forma, o material estocado terá mais chances de sair. Aceite pagamento com cartão de crédito ou débito, faça parcelamentos, amplie os tipos de cartões aceitos, ofereça descontos para compras à vista etc.

Ofereça frete grátis

O frete grátis é uma estratégia sempre muito bem recebida e que conquista muitos consumidores, principalmente aqueles que ainda não conhecem o produto. Mas, claro, analise bem o quadro financeiro da empresa. Calcule todos os gastos envolvidos nessa operação e veja se vale a pena, de fato, ofertar esse benefício.

Comece a atuar em outros canais de venda

Com o grande avanço da internet, os canais de vendas online cresceram rapidamente. É fundamental que a sua empresa se adapte a essa realidade e faça parte dessa grande vitrine que é a internet. Se o seu principal canal de vendas é o espaço físico da sua loja, comece agora a pensar em como vender no meio digital. Algumas dicas são:

  • Realize vendas online

Se a sua empresa já tem um site, que tal incrementá-lo com uma loja virtual? O e-commerce está crescendo muito nos últimos tempos porque as pessoas estão confiando mais nas vendas online, além de ser prático e rápido.

  • Crie um aplicativo para vendas

Supermercados, sorveterias, papelarias e outros estabelecimentos podem ter um app próprio para vendas, estreitando a comunicação com o consumidor e facilitando a saída de produtos.

  • Venda pelo WhatsApp

O aplicativo de mensagens há muito tempo se tornou um ponto fortíssimo na gestão de qualquer negócio. Pelo WhatsApp você tira dúvidas, faz orçamentos, negocia e fecha vendas também.

  • Venda pelo telefone

Mesmo com o crescimento do WhatsApp, o telefone ainda tem o seu espaço garantido dentro das relações comerciais. Muitos consumidores ainda preferem aquele contato mais próximo com a loja, nem que seja ouvindo apenas a voz do atendente. Use isso a seu favor.

A liquidez do seu negócio tem total relação com o seu controle de estoque. Portanto, se as suas vendas estão paradas comece já a traçar estratégias para fazer esse material girar. E, claro, não se esqueça de identificar as razões por trás desse estoque excessivo e evitar que essa situação volte a ocorrer.

Imagem por Freepik.

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