Publicado em 9 de julho de 2020 as 15:50

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

Você sabia que o seu fluxo de caixa diz muito sobre o seu negócio? Manter um fluxo de caixa positivo, com mais entradas do que saídas, é uma tarefa que exige comprometimento e práticas corretas do gestor. Ou seja, nem sempre você precisa investir em consultoria financeira para obter um resultado favorável nos negócios. Saiba mais sobre o fluxo de caixa positivo e negativo.

Fluxo de caixa e consultoria financeira

Quando o gestor não sabe ao certo o que fazer para garantir um fluxo de caixa saudável ele pode recorrer à consultoria financeira. O objetivo da consultoria é construir ou analisar o fluxo de caixa da empresa e orientar o gestor quanto ao melhor caminho a ser seguido garantindo recursos para o equilíbrio financeiro do negócio.

Mas, é possível manter um fluxo de caixa equilibrado com a adoção de atitudes simples, porém bem planejadas.

Importância do fluxo de caixa para a empresa

O fluxo de caixa é um mecanismo de controle das entradas e saídas de uma empresa. Pagamentos recebidos, empréstimos adquiridos são exemplos de entradas ou receitas.

Já as despesas ou saídas nós podemos exemplificar como pagamento de pessoal, gastos com publicidade, investimento em consultoria financeira, taxas diversas, aquisição de máquinas etc.

Manter o controle do fluxo de caixa é fundamental em qualquer empresa. A partir da manutenção correta desses dados é que é possível ao gestor fazer planejamentos, traçar metas e criar estratégias coerentes com o cenário da empresa.

Também é com a ajuda do fluxo de caixa que se verifica a saúde financeira da empresa e a sua capacidade de honrar com as despesas necessárias, fazer os investimentos importantes e gerar rentabilidade.

Fluxo de caixa positivo e negativo

Um fluxo de caixa é considerado positivo quando há mais receitas do que despesas. Se a empresa encara mais despesas do que receitas, temos então um fluxo de caixa negativo em que se gasta mais do que se ganha.

Obviamente, o ideal em qualquer negócio é que o fluxo de caixa seja positivo. Que haja mais dinheiro entrando do que saindo. Infelizmente, não é isso que acontece sempre.

O que fazer para ter um fluxo de caixa positivo?

Agora que você já sabe a importância de apresentar um fluxo de caixa positivo veja a seguir algumas dicas sobre como fazer isso sem ter que investir em uma consultoria financeira.

1. Organização e planejamento

Quando o gestor organiza todas as despesas e todas as receitas do negócio ele consegue ter uma visão mais ampla e concreta de como anda o orçamento da empresa. Assim esse gestor consegue definir os próximos passos que deverá tomar.

Por isso, é importante listar fielmente todas as entradas e saídas, de maneira honesta, clara e bem definida.

2. Registro de toda a movimentação

Não adianta lançar os dados uma única vez e se esquecer de atualizá-los. Por isso, todas as transações diárias devem ser registradas mesmo que sejam consideradas de pequeno alcance ou com pouco impacto sobre o negócio.

3. Reserva de emergência

A reserva de emergência é importante para que a empresa consiga ter mais segurança e possa encarar momentos difíceis se eles existirem. Avalie todas as despesas da empresa e descubra quanto é preciso guardar para que ela sobreviva pelos próximos seis ou doze meses sem passar por dificuldades ou ter que apelar para empréstimos.

4. Divisão em categorias

Divida as despesas em categorias iguais ou semelhantes. Assim é mais fácil identificar o que está sendo gasto e o que pode ser cortado ou reduzido. Categorizar também auxilia na hora de saber de onde está vindo cada receita.

5. Gestão do estoque

Outra dica para ter um fluxo de caixa positivo sem investir em uma consultoria financeira é conhecer a capacidade do seu estoque e a situação atual dele. Ter esse cuidado impede que a empresa adquira materiais desnecessários, evita a estocagem de dinheiro, facilitando a sua circulação.

O que fazer durante um período de fluxo de caixa negativo?

Apresentar um fluxo de caixa negativo não é o que se espera em uma empresa. No entanto, nem sempre isso quer dizer que há algo errado.

Alguns negócios são mais prósperos em determinadas épocas devido à natureza do trabalho que desenvolvem e, por isso, pode haver certa oscilação de entradas e saídas.

Um fluxo de caixa negativo também pode ser uma boa oportunidade para perceber a viabilidade do seu produto. Se há mais despesas do que receitas talvez seja hora de reavaliar o preço do produto, por exemplo, e analisar as demais estratégias utilizadas.

Algumas dicas para lidar com esse período são:

  • Captar novos consumidores e investidores.
  • Vender algum equipamento menos necessário no momento.
  • Solicitar empréstimos.
  • Fazer uma consultoria financeira para identificar novas estratégias.
  • Realizar descontos para incentivar a compra com pagamento à vista.
  • Analisar seu índice de inadimplentes.

A consultoria financeira é um investimento importante e eficiente para que a empresa mantenha seu fluxo de caixa positivo. No entanto, é possível alcançar esse objetivo com um bom planejamento, organização e controle.

Imagem por Freepik – www.freepik.com

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.