Publicado em 22 de setembro de 2020 as 20:42

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

Existem muitas linhas de crédito no mercado voltadas para as diversas necessidades das pequenas e grandes empresas. Algumas são mais exigentes do que as outras, mas todas têm algo em comum: exigem do empreendedor o uso correto e inteligente do valor recebido. Conheça um pouco mais vários tipos de crédito e opções estratégicas de uso.

5 maneiras de usar crédito no seu negócio

Sua empresa precisa de crédito, mas você não sabe bem a quem recorrer ou tem dúvidas de como usar o dinheiro? Conheça opções e formas inteligentes de usar esse valor.

1. Cartão de crédito

Aceitar pagamento com o cartão de crédito é uma realidade em todas os negócios e você não deve ficar de fora dessa que é uma tendência mundial. Os pagamentos via cartão são, hoje, mais comuns do que os pagamentos à vista e não é vantajoso apenas para o consumidor.

Quando uma loja aceita esse tipo de pagamento, ela alcança mais clientes e amplia o seu mercado consumidor. Outra vantagem é a diminuição da inadimplência, uma vez que o pagamento é realizado já naquele momento da compra.

Aproveite as vantagens do cartão de crédito para aumentar as vendas, fidelizar o seu cliente, estimular o consumo do seu público e garantir um fluxo de caixa positivo.

2. Financiamento

O financiamento é um tipo de crédito muito utilizado pelas empresas, mas que tem juros bem mais altos e grandes exigências por parte dos bancos como documentação completa da empresa, plano de negócios, objetivos claros e bem determinados sobre o uso do dinheiro etc.

Por ser uma linha de crédito rigorosa e com taxas bastante agressivas, o financiamento é um tipo de crédito que deve ser pensado com bastante cuidado e precisa ser direcionado para o objetivo estabelecido no início, para que a empresa não sofra nenhum risco.

3. Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é um tipo de crédito com algumas variações. Ele pode ser pessoal, destinado para pessoa física, e pode ser PJ, ou seja, para pessoa jurídica.

Uma versão do empréstimo pessoal é o tipo consignado que é quando o valor da parcela é debitada automaticamente da conta do consumidor no dia da data de vencimento. Por esse motivo, o empréstimo consignado tem taxas mais baixas, pois o risco de inadimplência que o banco corre é baixo.

O empréstimo também é um tipo de crédito interessante para a sua empresa, mas é bem mais exigente do que um empréstimo concedido a uma pessoa física. Por conceder um alto valor, os bancos precisam estar certos de que não sofrerão com o não pagamento da dívida.

O empréstimo é vantajoso quando utilizado para quitar dívidas com juros maiores, para investimentos mais modestos na empresa, para realizar pagamentos, levantar capital de giro, comprar máquinas e acessórios dentre outras utilidades.

4. Antecipação de recebíveis

Se a sua empresa está precisando de crédito, essa é uma ótima opção. A antecipação de recebíveis funciona assim: a empresa realiza uma venda, mas só vai receber o crédito em algumas semanas ou meses. No entanto, essa empresa precisa desse valor com urgência.

O gestor procura uma fintech que realiza o serviço, antecipa esse crédito, ou recebíveis, e repassa para a fintech o recebimento posterior do crédito daquela venda que ele fez na sua empresa.

A antecipação de recebíveis é uma alternativa de crédito interessante e muito vantajosa para a empresa porque faz com que o gestor tenha em mãos, de forma bem mais rápida, um dinheiro com o qual ele não estava contando naquele momento, mas apenas algum tempo depois.

Quem procura por esse tipo de serviço precisa de crédito em caixa para realizar pagamentos urgentes, solucionar problemas inesperados, aderir a promoções e outras ofertas importantes que exigem tomada rápida de decisões etc.

Esse tipo de crédito também é muito benéfico para quem está começando agora um negócio e não tem capital de giro suficiente para todas as demandas que a empresa exige. Logo, a antecipação de recebíveis possibilita o investimento rápido sem ter que fazer empréstimos e sem acumular mais dívidas dentro de um orçamento já tão comprometido.

5. Microcrédito

O microcrédito é uma linha de crédito também concedida por instituições bancárias para pequenas e médias empresas que estão começando agora no mercado e, por não terem capital de giro, precisam de dinheiro para investir mais no negócio.

Geralmente, os valores do microcrédito são pré-determinados e são divididos em um número menor de parcelas. Por ser uma linha de crédito reduzida e voltada a pequenos empreendedores, as taxas e os juros são bem menores do que aqueles aplicados nos empréstimos tradicionais.

O microcrédito pode ser usado para comprar matéria-prima e maquinário com preços mais baixos, fazer ampliações na estrutura física da empresa, contratar pessoal, quitar dívidas anteriores, investir em capacitação etc.

Independentemente do tipo de crédito adquirido pela empresa, é fundamental fazer um uso inteligente desse dinheiro. Seja para pagar dívidas, investir em maquinário ou realizar pagamento de pessoal, o crédito é uma oportunidade que a empresa tem para crescer e se firmar no mercado, mas precisa de uma boa dose de compromisso e foco no objetivo.

Aqui você encontra mais informações sobre crédito e outros assuntos relacionados ao mundo dos negócios. Acesse o nosso blog e confira.

Imagem por FreePik – freepik.com

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.