Publicado em 23 de novembro de 2020 as 19:49

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

Não importa o tamanho da sua empresa e nem em que situação financeira ela se encontra atualmente. É muito provável que você vá precisar de crédito em algum momento da sua vida enquanto empreendedor.

Essa é uma prática muito comum no ramo empresarial e também muito abrangente, visto que envolve organizações de todos os tamanhos e nichos. Por isso, conhecer como funciona cada oferta de crédito é fundamental para garantir a melhor escolha.

Se você está precisando de crédito para a sua empresa, mas não sabe por onde começar você veio no lugar certo. Conheça agora as principais opções disponíveis no mercado para que você possa investir no seu negócio de forma segura e dentro das suas necessidades.

Crédito para capital de giro

O capital de giro permite que a empresa execute as tarefas financeiras necessárias à sua atuação e ao seu desenvolvimento contínuo como pagamento de pessoal, quitação de dívidas, reposição de algum material e outras despesas administrativas.

Esse tipo de crédito pode ser solicitado sem que a empresa precise comprovar a destinação do valor. É o que chamamos de capital de giro puro.

Já no capital de giro associado o valor requisitado tem um destino certo: a compra de matéria-prima para a empresa, por exemplo.

Crédito para investimento

Expansão da empresa é o principal objetivo desse tipo de crédito. São ações de longo prazo e que se dividem em:

Investimento fixo

O investimento fixo foca em recursos materiais permanentes e duradouros como compra ou manutenção de maquinários e veículos, reformas que visem a ampliação da empresa e que sejam essenciais para crescimento e estabilidade do negócio.

Investimento misto

Como o nome sugere, esse tipo de crédito tem mais de um objetivo. Além de ser usado para investir em itens permanentes importantes para a empresa, ele também serve como capital de giro para reposição de insumos e materiais.

Ou seja, o investimento tem um pouco de capital de giro associado e de investimento fixo. É uma linha de crédito muito utilizada por aqueles empresários que precisam de um suporte financeiro mais amplo, para abarcar objetivos mais abrangentes.

Se o empreendedor investe em maquinário para aumentar a produção de determinado produto, é natural que ele precise, ao mesmo tempo, investir em matéria-prima para alcançar esse objetivo.

Todas essas modalidades de crédito podem ser solicitadas junto às principais instituições financeiras do país como Banco do Brasil, Caixa Econômica e bancos privados. O empresário precisa seguir diversas exigências e protocolos burocráticos o que pode atrasar um pouco a concessão do empréstimo. As taxas também são mais altas uma vez que os bancos precisam se precaver do risco de inadimplência.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é um tipo de crédito que vem crescendo muito nos últimos anos por causa das muitas vantagens ofertadas ao empresário, especialmente em relação às taxas e juros cobrados que são muito mais baixos do que os bancos normalmente cobram.

Nessa modalidade, o empresário pode receber de forma antecipada um determinado valor que ele receberia apenas algum tempo depois. Quem cede esse valor é uma fintech, empresa do ramo financeiro que oferece crédito de forma rápida e sem burocracia.

É um serviço oferecido pela Viabiliza e que você pode conhecer mais entrando em contato conosco.

Crédito com garantia

Crédito que exige algum bem como garantia, geralmente veículo ou imóvel. A exigência dessa garantia diminui bastante a inadimplência o que acaba tornando as taxas mais baixas. Ainda assim, é uma transação bastante arriscada para o empreendedor.

É possível conseguir esse tipo de crédito nas tradicionais instituições bancárias bem como em empresas financeiras que atuam no ramo de empréstimos e financiamentos.

Crédito tipo Peer to Peer Lending (P2P)

Também chamado de empréstimo coletivo, nesse tipo de crédito uma empresa digital faz a intermediação entre o investidor, que pode ser pessoa física ou jurídica, e o empresário que precisa de determinada quantia.

Por meio de uma plataforma online, a empresa responsável pela transação recebe a proposta de quem precisa de investimento, e, a partir dessa informação, localiza em sua base de dados o perfil do investidor que fará o empréstimo.

Também é uma modalidade em ascensão e que vem ganhando muitos usuários.

Como escolher uma linha de crédito?

Diante de tantas possibilidades, como saber qual tipo de crédito escolher? Bom, a resposta para essa pergunta depende do quanto você conhece a sua empresa e quais necessidades ela possui. O que você precisa melhorar no seu negócio?

A partir daí, o próximo passo pode ser conhecer mais de perto cada opção listada, analisar riscos e vantagens e, só então, se decidir pela parceria.

É possível perceber que o crescimento dessas empresas digitais tem muito a ver com o reconhecimento da legalidade e da eficiência dessas ações por parte dos próprios usuários.

Afinal de contas, não é só ofertar crédito. Mas investir no desenvolvimento desses negócios de uma maneira planejada, com baixo risco para as partes e objetivo estratégico estabelecido. Além, é claro, da redução dos trâmites burocráticos, tão comum nas tradicionais instituições bancárias. É isso que faz dar certo, afinal.

Nós da Viabiliza temos muitos serviços para oferecer para a sua empresa, dentre eles, a concessão de crédito. Com agilidade, sem burocracia e de acordo com o seu objetivo. Do jeito que você procura e como a sua empresa precisa.

Imagem por FreePik.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.