Publicado em 25 de novembro de 2020 as 20:24

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

Os indicadores financeiros são métricas utilizadas para medir o desempenho de um negócio. Existem vários tipos e cada um tem uma função específica. Esses indicadores têm o objetivo de mostrar como está a saúde financeira da empresa e o que precisa ser feito para que ela cresça de forma equilibrada. Saiba mais sobre eles a seguir.

Indicadores financeiros: o que são?

Indicadores financeiros são formas de medir a evolução de um negócio, suas vendas, produtividade, lucratividade e rentabilidade. São aplicados por meio de fórmulas e devem ser calculados corretamente para garantir a precisão das informações.

Tipos de indicadores financeiros

Existem 5 tipos de indicadores financeiros. Confira.

1. Indicadores de lucratividade

Esse indicador mostra, basicamente, o quanto de lucro a empresa conseguiu obter em determinado espaço de tempo.

Exemplo: Margem bruta

2. Indicadores de liquidez

Esse tipo de indicador permite saber se a empresa terá a liquidez necessária, dentro do orçamento, para cumprir todos os compromissos assumidos com clientes, fornecedores e equipe de trabalho.

Exemplos: liquidez corrente

3. Indicadores de rentabilidade

Nesse indicador, o lucro avaliado é aquele obtido a partir das vendas realizadas pela empresa, levando em conta também o capital investido e também os ativos.

Exemplos: Roi e margem líquida

4. Indicadores de estrutura de capital

Verifica a nível de endividamento da empresa e observa também se a empresa apresenta condições financeiras de cobrir os juros das transações.

Exemplos: Endividamento total e cobertura de juros

5. Indicadores de atividade

O objetivo desse indicador é avaliar o ciclo operacional de uma empresa. Ele identifica em quanto tempo as inúmeras contas de uma empresa se transformarão em dinheiro ou caixa.

Exemplo: Fluxo de caixa

Principais indicadores financeiros de uma empresa

ROI – Retorno sobre investimento

O retorno sobre o investimento é um dos mais conhecidos do mercado. Com esse indicador é possível saber se a sua empresa está ganhando ou perdendo dinheiro de acordo com os investimentos que você está fazendo.

É um indicador muito importante porque influencia diretamente a tomada de decisão do gestor, podendo identificar a necessidade de criar novos objetivos e definir novas estratégias.

O cálculo é feito de forma simples. Basta subtrair o que a empresa lucrou do valor que ela investiu. Depois, dividir o resultado pelo valor do investimento. Veja:

ROI = (Ganho – Investimento) / Investimento

Margem bruta

A margem bruta diz o quanto a sua empresa lucrou em cada venda que ela realizou. É preciso avaliar também todos os gastos envolvidos no processo de venda. A fórmula é a seguinte:

Margem bruta = lucro / receita * 100.

Assim, você pega o lucro, divide pela receita total que é o faturamento obtido e multiplica o resultado por 100. O resultado será a sua margem bruta em porcentagem.

Margem líquida

Esse indicador identifica aquilo que sobrou para a empresa depois que foi feito o pagamento de impostos e demais despesas envolvidas. O cálculo é parecido com o da margem bruta, sendo que nesse caso são as vendas que entram na fórmula.

Margem líquida = lucro obtido / vendas * 100

Margem de contribuição

Esse tipo de indicador é muito importante porque ele alerta o gestor sobre possíveis prejuízos que a empresa esteja sofrendo, mesmo com um grande número de vendas. O ideal é que o preço de venda cubra os custos e ainda gere lucro para o negócio.

Para obter um resultado some o custo e a despesa do produto e subtraia esse valor do preço de venda. O resultado é a sua margem de contribuição.

MC = valor de venda unitário – (custo variável unitário + despesa variável unitária)

Liquidez corrente

Esse indicador faz uma análise sobre tudo que a empresa tem para receber e também o que ela tem para pagar em um pequeno espaço de tempo.

Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante

Ativo circulante: recursos da empresa

Passivo circulante: contas da empresa

Fluxo de caixa

Um dos indicadores mais fáceis de analisar e mais utilizados também. Basta fazer o lançamento de despesas e receitas e verificar se o saldo é positivo (esperado) ou negativo.

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é um dos mais importantes indicadores financeiros. Ele permite que a empresa saiba o quanto ela precisa vender para que as suas receitas sejam iguais aos seus custos. É um indicador de segurança porque garante que a partir daquele valor alcançado, a empresa já poderá cobrir seus gastos.

Ponto de equilíbrio: (custo fixo / (receita – custo variável)) *100

Para saber qual é o seu ponto de equilíbrio primeiro você deve subtrair o custo variável da receita. Divida o seu custo fixo por esse resultado. Depois, multiplique tudo por 100. Esse é o valor mínimo que você deve vender em um ano para cobrir todas as suas despesas do período.  

Como aplicar os indicadores financeiros?

Se você se assustou com a quantidade de fórmulas, não precisa ficar preocupado. Felizmente, existem algumas planilhas e softwares que facilitam a aplicação desses indicadores e garantem o resultado concreto das informações. Assim, você não precisa se preocupar com dados técnicos, apenas com o que fazer diante dos resultados.

Esses são alguns dos vários indicadores financeiros existentes no mercado para auxiliar o gestor no seu processo de administração e facilitar a tomada de decisões. É muito importante conhecer esses indicadores e, claro, aprender a aplicá-los corretamente.

Imagem por FreePik.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.