Publicado em 16 de novembro de 2020 as 20:26

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Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

A Viabiliza foi procurada por uma empresa de moda infantil que tinha um objetivo claro: aumentar a liquidez no curto prazo transformando um estoque completamente parado em dinheiro no caixa.

Ao aceitar esse desafio e fazer uma análise do negócio, a Viabiliza descobriu não só que o estoque da empresa estava estagnado, mas percebeu também que não havia nenhum plano estratégico de divulgação da marca, o que é extremamente prejudicial ao negócio que perde diversas oportunidades dentro do comércio digital.

Diante disso, pensamos em alternativas para contornar esses dois problemas e, com a ajuda dos gestores da empresa, definimos uma estratégia principal, porém, com efeitos múltiplos cujos objetivos são:

  1. Aumentar o capital de giro da empresa, aumentando a liquidez;
  2. Reduzir despesas com armazenamento e prejuízos com danificação de material;
  3. Construir e fortalecer a marca da empresa no mercado digital.

Criando um e-commerce com foco na liquidez no curto prazo

Isso mesmo, a criação de um e-commerce, ou loja virtual, foi a estratégia adotada pela Viabiliza, em reunião com a equipe gestora, para transformar o estoque parado em dinheiro e também para criar e estabelecer a marca da organização dentro do mundo digital. A seguir, os passos dessa ação:

Avaliação do estoque parado

O estoque dessa empresa de roupas infantis estava com muitas peças paradas, principalmente os itens de coleções anteriores. Esses não são os produtos mais procurados pelos consumidores que sempre preferem coleções novas e atuais.

Divulgar esse material de um jeito mais atrativo, com preços acessíveis é uma maneira de fazer o estoque circular. Mas, se ainda assim o resultado não for satisfatório é necessário ampliar a estratégia, aumentar o alcance daquele produto. E nada melhor do que investir em uma loja virtual.

É muito importante destacar que toda empresa precisa de um bom gerenciamento de estoque para evitar que situações desse tipo aconteça, afinal, estoque parado é prejuízo financeiro. E algumas das orientações foram:

  • Comprar material de maneira equilibrada, de acordo com a demanda e interesse do consumidor;
  • Ter uma previsão de vendas de acordo com aquele período mais vantajoso para o negócio;
  • Não investir em produtos que não têm muita saída;
  • Acompanhar de perto todo o estoque e decidir de forma antecipada o que fazer com o que não está sendo vendido, para evitar que esse acúmulo ganhe grandes proporções.

E-commerce para vender e para fortalecer a marca

Todos nós sabemos da força que a internet tem hoje e como ela está presente no dia a dia das pessoas. Mesmo assim, nem todas as empresas estão cientes dessa realidade e acabam perdendo oportunidades de ganhar mais espaço e captar mais clientes.

A sugestão da criação da loja virtual foi feita com base em duas necessidades: fazer girar o estoque parado há tanto tempo e construir a presença da empresa no mercado digital. Com isso, definimos algumas tarefas:

  • Em primeiro lugar, criar uma boa identidade visual da marca para favorecer a fixação na mente do consumidor;
  • Criar uma loja online para a divulgação dos produtos comercializados, reforçando as cores e imagens da marca;
  • Criar um espaço para as peças que precisam ser vendidas rapidamente, ou seja, aquelas estocadas;
  • Definir um valor de venda dessas peças que possa, ao menos cobrir os custos. É fato que esse valor não vai gerar o lucro desejado e esperado ao gestor. Afinal, são peças fora de linha e que talvez não despertam tanto interesse do consumidor. Assim, o preço repassado ao cliente é um preço de custo;
  • Fazer uma boa descrição das peças, ressaltando os pontos positivos, tamanhos e cores disponíveis. Essa dica, aliás, vale para todos os itens da loja;
  • Apostar em uma boa fotografia para aumentar o interesse do cliente e facilitar o seu processo de compra;
  • Fazer uma boa divulgação do site de vendas nas redes sociais para aumentar o acesso;
  • Avaliar a possibilidade de oferecer frete grátis ou reduzido para estimular a compra;
  • Realizar promoções do tipo “compre 3 leve mais 1 peça grátis”, o que também desperta o interesse do consumidor.

Claro que essas orientações devem ser aplicadas em toda a loja, mas sem perder o foco nas pontas de estoque.

Planejamento de marketing digital

Além do e-commerce, a empresa cliente foi orientada a fazer um planejamento de marketing digital. Criar e fortalecer essa presença online é essencial para que as vendas no site de fato aconteçam. Algumas estratégias importantes:

  1. Implementar os 4 pilares do marketing: canais de distribuição, tipo do produto, estabelecer um preço e pensar nas promoções.
  2. Definir e segmentar o público alvo da loja. A partir dessa definição é que as estratégias devem ser criadas, ou seja, de acordo com a necessidade desse grupo.
  3. Construir o posicionamento da marca, a sua missão e os seus valores. Aqui será definido o diferencial da empresa, aquilo que a define.
  4. Utilizar as mídias sociais para divulgar esse projeto, mantendo a constância em todas as atividades como postagem de conteúdo, interação com clientes, divulgação de produtos etc.

O grande aumento das compras online nos últimos tempos só comprova que estar na grande vitrine que é a internet é uma necessidade para as todas empresas. As lojas virtuais se tornaram mecanismos indispensáveis para aumentar as vendas das lojas físicas e fazer o estoque girar, auxiliando naquilo que todas as organizações desejam que é garantir liquidez no curto prazo, ou seja, ter dinheiro disponível no caixa de forma mais rápida.

Imagem por Freepik

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