Publicado em 7 de dezembro de 2020 as 20:04

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

Quando estamos à frente dos nossos próprios negócios é natural que de vez em quando aconteça algum erro de gestão, afinal de contas gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. No entanto, é preciso ter muito cuidado para que esses erros não se tornem frequentes, pois as consequências de um passo em falso prejudicam muito uma empresa podendo levá-la, inclusive, à falência. 

Conheça agora os principais erros que cometemos quando gerimos os nossos negócios e como evitá-los.

Misturar finanças pessoais e empresariais

Esse é um dos erros mais comuns principalmente nas pequenas empresas. Não é a toa que ele é o primeiro da nossa relação. Muitos gestores têm o péssimo hábito de usar o dinheiro da empresa e o dinheiro pessoal como se fossem uma coisa só. E não é.

Quando você se acostuma a usar o dinheiro da empresa para pagar uma despesa pessoal ou vice-versa você perde o total controle das finanças do negócio. Fica impossível saber se a sua empresa está indo bem ou se precisa melhorar. 

Jamais cometa esse erro. Tenha contas e cartões separados e aprenda a usá-los da forma correta e de acordo com as funções de cada um.

Não ter um bom posicionamento digital

Estar no mundo digital hoje não é mais um diferencial, mas uma necessidade. 

A internet pode ser considerada como uma grande vitrine virtual e se a sua empresa não está lá, ela não está sendo vista. E quem não é visto não é lembrado. Essa máxima da publicidade tem mais sentido hoje do que nunca. Conheça dicas básicas do marketing digital: 

  • Desenvolver um plano de marketing de acordo com os seus objetivos;
  • Criar perfis nas redes sociais;
  • Alimentar esses perfis com conteúdos interessantes;
  • Analisar os resultados das estratégias criadas.

Criar uma loja virtual também é um passo certeiro. As compras online cresceram muito nos últimos anos e a confiança do consumidor aumentou. Portanto, ficar de fora do meio digital é perder dinheiro. E essa afirmação não é um exagero.

Adquirir crédito sem se atentar às altas taxas

Quando precisa ampliar o seu negócio, pagar despesas inesperadas ou realizar investimentos o gestor acaba tendo que solicitar crédito. Até aí tudo bem porque é uma prática comum e necessária em muitos casos. 

O problema está em não analisar as taxas inclusas no cálculo e ter que pagar no final uma quantidade exorbitante de juros, comprometendo totalmente as finanças do negócio. O que era para ser um alívio se torna mais uma grande despesa. 

Para não cometer esse crime contra o seu negócio conheça outras maneiras de solicitar crédito. As instituições bancárias não são as únicas que oferecem esse serviço para as empresas, mas são as que possuem as taxas mais altas do mercado. 

Antes de realizar qualquer transação do tipo conheça as modalidades de crédito, descubra a que melhor se encaixa na necessidade da sua empresa, analise as taxas de juros, os benefícios e vantagens de cada um e só depois assine o contrato.

A viabiliza, por exemplo, oferece crédito para o pequeno empresário. Mas faz isso de uma maneira diferenciada, a partir do conhecimento aprofundado do negócio, de acordo com as particularidades e necessidades da organização. 

Ao conhecer bem a sua empresa, a Viabiliza fica mais tranquila ao ofertar o crédito. E, estando menos preocupada com a inadimplência ela consegue oferecer as melhores taxas. Com a viabiliza você não faz apenas uma transação financeira, mas uma parceria de negócio.

Cadeia de suprimentos não funciona corretamente

Cadeia de suprimentos, ou Suplly Chain, é a gestão estratégica do transporte de materiais. Todas as etapas de aquisição, transporte, armazenagem e entrega ao consumidor fazem parte desse setor.

Quando funciona corretamente, a gestão de suprimentos otimiza o processo produtivo, reduz despesas de estoque e armazenagem, reduz o tempo entre as etapas e traz mais agilidade para a empresa. Portanto, fique atento. 

Se você não conhece nem o básico de cada etapa, não sabe quem são seus fornecedores, não aposta em tecnologias para agilizar o processo, por exemplo, a sua empresa pode sim estar em risco.

Equipe desqualificada

A sua equipe de colaboradores deve ser a melhor. É ela que tem o contato direto com o seu público, representando a empresa. Só isso já seria suficiente para que você investisse nos seus funcionários, mas tem mais.

Quando a sua equipe está bem engajada, motivada, bem preparada para executar as funções, quando é reconhecida pelo papel que executa ela veste, de fato, a camisa da empresa. Ela se entrega e dá o seu melhor. E é nisso que você tem que focar.

  • Comece fazendo uma boa seleção de profissionais;
  • Prossiga capacitando-os tanto profissionalmente quanto emocionalmente; 
  • Reconheça o valor de cada um;
  • Em todas as etapas tenha como norte os valores da empresa, sua missão e objetivos.

Não registrar as movimentações financeiras

Isso quer dizer que você não dá a devida atenção ao seu fluxo de caixa – ferramenta na qual as despesas e receitas do negócio são lançadas. A sua empresa precisa de um fluxo de caixa saudável. Ele é o pulmão do seu negócio e se algo está em desordem toda a sua empresa será afetada.

Imagine que você, enquanto gestor, não sabe o quanto de dinheiro sai do caixa e nem o quanto entra. Como você saberá se as contas da empresa estão equilibradas ou se precisa fazer algum ajuste?

Se você comete esse erro, é hora de rever a prática. Reserve um momento do dia e lance todas as despesas e receitas. Fazendo isso diariamente você não acumula tarefas e corre menos risco de esquecer.

E então, qual desses crimes graves você anda cometendo contra o seu próprio negócio? Agora que você já viu o quanto isso pode impactar negativamente o crescimento da sua empresa, não espere mais tempo e modifique a sua estratégia de gestão.

Imagem por FreePik.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.