Publicado em 26 de outubro de 2020 as 20:09

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

Quando a empresa mantém um fluxo de caixa saudável é sinal de que a gestão do negócio está acontecendo como deveria: com produtividade, controle, estabilidade e bons retornos financeiros. No entanto, não são todas as empresas que podem contar com esse cenário simplesmente porque não dão a atenção devida a essa ferramenta. Quer saber qual é o segredo para criar e manter um fluxo de caixa saudável e consistente para o seu negócio? Continue lendo.

Fluxo de caixa saudável: como criar o seu

Se você ficou curioso para saber qual é o grande segredo de um fluxo de caixa eficiente e duradouro saiba que não se trata de apenas um caminho, mas um conjunto de práticas diárias e as mais importantes são:

Faça um controle diário

Sim, todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa devem ser anotadas no seu fluxo de caixa e isso tem que acontecer todos os dias. Deixar para depois só aumenta o risco de esquecimento e acúmulo de trabalho, dificultando o controle.

Para reforçar a compreensão, o fluxo de caixa reúne todas as receitas (entradas de dinheiro) e todas as despesas (saídas de dinheiro) com o objetivo de equilibrar o sistema financeiro da organização, identificar falhas, prejuízos e realizar ajustes.

Se houver mais saídas do que entradas é porque o seu fluxo de caixa está negativo. O ideal é que haja mais receitas do que despesas, caracterizando um fluxo de caixa positivo, isto é, favorável e rentável ao negócio.

Elabore projeções, mas cuidado com o otimismo exagerado

As projeções são estimativas do fluxo de caixa para médio e curto prazo. É aquele cenário não só desejável, mas passível de acontecer diante da realidade da sua empresa hoje. Essa projeção também pode ser baseada nos ciclos produtivos do seu negócio.

Muitas empresas apresentam ciclos de produção e desempenho em que vendem mais, por exemplo, devido às características do negócio. É importante fazer essa projeção porque o gestor pode adiantar tarefas, fazer contenção de gastos, investir em material que, naquele momento, está com um valor mais acessível etc.

No entanto, cuidado para não imaginar um futuro muito otimista. É muito importante conhecer a realidade do mercado e da empresa e manter os pés no chão sempre.

Mantenha um bom capital de giro

Capital de giro é uma reserva financeira que permite que a empresa continue as suas atividades, mesmo quando estiver enfrentando um período negativo nas finanças. É, portanto, fundamental em qualquer negócio, principalmente para aquelas que possuem ciclos diferentes de vendas ou que ainda estão tentando se firmar no mercado. 

Quando a empresa tem um bom capital de giro ela também está mais segura em relação a imprevistos financeiros, principalmente aqueles externos, difíceis de controlar. Então, se a sua empresa está sofrendo com inadimplência de clientes, pagamentos atrasados ou queda nas vendas manter um capital de giro é uma necessidade.

Uma dica muito útil para quem ainda não tem um capital de giro é fazer a antecipação de recebíveis. Ou seja, receber agora o valor de uma compra que estava previsto para cair em conta apenas alguns meses depois. É um procedimento totalmente seguro, viável e intermediado por uma empresa especializada no assunto como a Viabiliza, por exemplo.

Avalie os resultados

Tão importante quanto elaborar e alimentar o seu fluxo de caixa é avaliar essas informações com periodicidade. Esse acompanhamento evita surpresas desagradáveis no orçamento, antecipa tomadas de decisão e reparo de erros futuros. 

Se, durante a análise, você perceber que o seu fluxo de caixa está sempre negativo ou correndo esse risco talvez precise rever algumas práticas da empresa. Se você recebe determinado pagamento de uma única vez em certo período, que tal tentar negociar e receber esse pagamento mensalmente?

Outra dica é definir como modelo de pagamento, o adiantamento de parte do valor para que a sua empresa tenha um pouco mais de garantia e segurança na compra efetuada.Portanto, preencha as informações todos os dias no seu fluxo de caixa, reveja esses dados com frequência e se prepare para solucionar os problemas que surgirem.

Gerencie o seu estoque

Estoque parado é sinônimo de dinheiro estagnado e isso é totalmente prejudicial para qualquer negócio. Para que o seu fluxo de caixa seja positivo é necessário que o seu estoque também seja. Faça uma análise do setor, verifique se há excessos, identifique os custos desse armazenamento e por qual motivo esse material não está saindo como o esperado.

Esse é o momento ideal para pensar de forma estratégica e identificar meios desse estoque fluir. Criar ofertas e promoções é uma boa alternativa. E, após descobrir a razão do estoque em excesso, encontrar uma maneira de evitar que o erro se repita. Certamente será necessário ajustar o setor de compras para evitar o desequilíbrio.

Como você viu, um fluxo de caixa saudável exige do gestor bastante comprometimento, pensamento estratégico e visão ampliada do negócio para estabelecer objetivos e garantir resultados satisfatórios e sustentáveis. Esse é o grande segredo do sucesso da sua empresa.

Imagem por FreePik.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.