Publicado em 25 de junho de 2020 as 18:42

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

Pequenas e médias empresas, as PME’s, ocupam um lugar de destaque no mercado comercial brasileiro uma vez que oferecem diversos benefícios à economia do país. No entanto, muitas dessas organizações não conseguem prolongar a sua vida útil e decretam falência poucos anos após a abertura. A ausência do setor de controladoria pode ser uma das causas do final precoce dessas empresas.  Por isso, abordaremos a seguir a importância da controladoria para o sucesso do seu negócio.

O que é controladoria?

Controladoria é o departamento responsável pelo controle e monitoramento das práticas decisórias dentro de uma empresa. A controladoria é uma importante ferramenta de gestão financeira e com ela é possível assegurar resultados satisfatórios dentro daquilo que é esperado pela organização.

Algumas funções da controladoria são:

  • Criação, monitoramento e avaliação de sistemas de informações.
  • Coordenação e integração das informações entre os setores.
  • Avaliação dos impactos dos mecanismos de controle sobre a equipe de trabalho.
  • Observação e análise do cenário atual e o impacto dessa realidade na empresa.
  • Planejamento e criação de estratégias que serão executadas, além de monitoramento, avaliação de resultados e aplicação de ajustes.
  • Demandas relativas à contabilidade da empresa.
  • Controle de fluxo de caixa.

Cada empresa pode e deve desenvolver o seu setor de controladoria de acordo com as suas necessidades e características, afinal, cada organização possui as suas especificidades. Em regra, a controladoria se divide em setor fiscal e contábil e setor de planejamento e controle.

Qual a importância da controladoria em uma empresa?

A controladoria chegou ao Brasil há alguns anos, mas a sua implementação aconteceu primeiro nas grandes empresas responsáveis por uma alta demanda de negociações e com necessidade extrema de controle financeiro.

Com o passar do tempo, e com o reconhecimento da falência de muitos pequenos negócios por falta de um controle mais intenso, foi constatada a importância da controladoria também em pequenas e médias empresas, as PME’s.

A controladoria é, portanto, um dos responsáveis por garantir o crescimento e a permanência das pequenas empresas no mercado, mesmo diante das adversidades naturais do setor financeiro.

O controller, profissional que gerencia o departamento de controladoria, consegue manter a estabilidade da empresa com muito mais facilidade uma vez que está por dentro das suas especificidades, conhece todos os seus dados e sabe o que fazer para manter o equilíbrio do negócio.

É imprescindível que esse profissional tenha uma visão sistêmica e ampla do negócio para então perceber que uma falha em determinado ambiente pode envolver todos os outros e, a partir daí, tomar as decisões mais acertadas e se antecipar a novos problemas.

Vantagens e benefícios da controladoria

A controladoria é um departamento nem sempre valorizado dentro dos pequenos negócios. A principal razão está na ausência de recurso para investir no setor, uma realidade comum às empresas que estão começando.

Mesmo diante desse obstáculo, é importante que o gestor esteja ciente de que a ausência ou a ineficácia de controle empresarial pode ter consequências graves para o negócio como a temida falência precoce. Além de auxiliar a sobrevivência da empresa no mercado, a controladoria tem mais vantagens a oferecer. Confira.

  • Mais competitividade e crescimento no mercado.
  • Amplo conhecimento sobre a empresa.
  • Gestão eficiente e controle de crises.
  • Tomada de decisões de forma inteligente, com base em dados seguros.
  • Redução de riscos.

Empresas pequenas que estão começando agora costumam reunir funções em um só profissional que, muitas vezes, é o próprio empreendedor. É uma alternativa diante da impossibilidade de contratar um profissional especializado.

No entanto, se o próprio gestor deseja ou precisa fazer também o papel de controller, pelo menos em um primeiro momento, é preciso que ele busque o conhecimento básico necessário para não deixar essa área completamente abandonada e também para não cometer nenhuma falha grave na gestão desse departamento.

Como implantar a controladoria na sua empresa?

A criação do departamento de controle começa na base, na elaboração e planejamento do orçamento da empresa quando são criados os padrões de qualidade a serem seguidos. É uma etapa que envolve todos os colaboradores.

A estruturação do setor depende de cada empresa e do que ela precisa, de fato. Pequenos e médios empreendedores podem ter um ótimo desempenho com sistemas simples de operações financeiras.

Softwares e sistemas de gestão são excelentes ferramentas que auxiliam bastante na execução das tarefas desempenhadas pelo controller.  Algumas dessas funções são: o acompanhamento da execução do orçamento, emissão de relatórios gerenciais e financeiros, verificação de despesas e receitas entre outros.

Como você viu, a controladoria é um departamento essencial em toda e qualquer empresa, especialmente nas PME’s que são as que mais sofrem com crises e falências em pouco tempo de atividade exatamente devido à falta de controle ou ineficiência da gestão. Portanto, é um setor que não deve ser negligenciado, mas reconhecido como pilar de qualquer negócio.

Foto retirada de Freepik – www.freepik.com


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.