Publicado em 11 de junho de 2020 as 10:54

COMPARTILHE

Somos uma Fintech de Consultoria Empresarial com foco na gestão financeira para resultados. Diminuimos riscos e aumentamos sua liquidez.

Você vem controlando o fluxo de caixa da sua empresa? Sabia que ele é um instrumento fundamental para o sucesso do seu negócio? Além de oferecer informações claras e precisas sobre as finanças da empresa, o fluxo de caixa serve de suporte financeiro diante de qualquer dificuldade que o negócio possa sofrer. Saiba mais sobre o fluxo de caixa ao longo desse artigo.

O que é fluxo de caixa e para que ele serve?

O fluxo de caixa é um relatório financeiro que permite o controle das entradas e das saídas dos recursos de uma empresa. É uma ferramenta essencial para viabilizar a tomada de decisões, projetar aplicações e compreender em que situação financeira o seu negócio se encontra.

Com o fluxo de caixa, o empreendedor tem uma visão mais precisa e realista do negócio, do que funciona e do que pode ser melhorado. Assim, ele pode definir com mais clareza os rumos da empresa, planejar dentro daquilo que é viável e rentável.

Vantagens do fluxo de caixa

O fluxo de caixa orienta o planejamento da empresa com base em informações reais e precisas. Conheça outras vantagens.

Maior controle financeiro sobre a empresa

Obviamente, se você conhece as despesas e as receitas do seu negócio naturalmente você terá mais controle sobre esse fator. Diante disso, fica muito mais fácil fazer projeções e tomar decisões, avaliar novas contratações e novas aquisições, programar pagamentos etc.

Se você sabe que vai sobrar dinheiro nos próximos meses já pode direcionar esse recurso para uma necessidade da empresa. Ou, também pensar em maneiras de suprir essa carência, se por acaso identificar a falta dele.

O controle financeiro também permite perceber se a empresa está trabalhando sempre no vermelho ou se possui folga financeira. Essa é uma informação valiosa e pode exigir do gestor medidas efetivas de contenção de despesas para reequilibrar as finanças.

Planejamento estratégico

O fluxo de caixa pode ser feito a curto, médio e longo prazo. As informações são valiosíssimas para que o empreendedor tenha uma noção ampla e eficaz sobre aquilo que a situação financeira da empresa permite que ele faça enquanto gestor.

O futuro não é algo que pode ser previsto, mas pode ser planejado dentro das suas possibilidades e do que a sua empresa pode fazer. Na prática, é mais simples do que parece. Se, com o fluxo de caixa, você percebeu que tem uma boa reserva financeira pode ser a hora de pensar em uma expansão ou aquisição de novo maquinário.

Por outro lado, se a empresa está no vermelho, talvez seja hora de repensar as estratégias utilizadas atualmente, reduzir custos, verificar preços etc. O fluxo de caixa permite que você planeje de forma eficaz, com uma visão mais clara do futuro, baseado em dados precisos.

Suporte financeiro em momentos de crise

Um fluxo de caixa saudável e bem estruturado é fundamental para um momento de crise que a empresa possa enfrentar, seja por interferências externas ou por equívocos cometidos pela gestão do negócio.

Ao monitorar o fluxo de caixa é possível se antecipar às dificuldades e já tomar medidas de enfrentamento, permanecendo mais estável e menos propenso aos desequilíbrios do mercado.

E quando há falhas no fluxo de caixa?

Quando o gestor não tem controle sobre o fluxo de caixa ele também não tem controle sobre a empresa e as chances de acontecer algo errado são grandes. Não se gerencia um negócio de olhos vendados.

É o entra e sai do dinheiro que sustenta a empresa. Logo, conhecer de perto e com clareza essa movimentação, o fluxo de caixa, é primordial para o sucesso de qualquer empreendimento. O fluxo de caixa não é o único alicerce da empresa, mas é indispensável.

Como elaborar o fluxo de caixa da sua empresa?

O primeiro passo é listar as receitas e as despesas da empresa de forma clara, detalhada e verdadeira. Esse controle pode ser feito inicialmente em uma planilha no computador ou até mesmo em um caderno específico. Posteriormente, é interessante migrar para uma plataforma online que é mais rápida e segura.

Faça esse controle por, pelo menos, seis meses e elabore um relatório mensal de tudo. Avalie esse relatório, confie nas informações e tome as suas decisões baseadas no que foi constatado.

Muitos empreendedores têm medo de estudar o seu fluxo de caixa e descobrir possíveis falhas no negócio. Isso não deveria ser algo a temer, mas um desafio a cumprir. Somente por meio desse tipo de informação é que é possível corrigir aquilo que impede o negócio de crescer.

O fluxo de caixa não deve ser visto como algo negativo porque ele não cria os erros da empresa. Ele apenas aponta o que não está funcionando direito e que deve ser corrigido pelo gestor. Este sim deve analisar as suas decisões e verificar o que precisa e deve ser alterado.

Quer saber mais sobre fluxo de caixa ou outro assunto importante para a sua empresa? Confira outros artigos do nosso blog.

Foto retirada de Freepik – www.freepik.com

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer acesso a materiais gratuitos?

Receba gratuitamente novidades sobre gestão financeira, crédito e empreendedorismo.

Veja também


16 de dezembro de 2020

A Viabiliza conseguiu equilibrar os indicadores da SambaTech a partir de mudanças simples no fluxo de caixa da empresa. Vem saber mais!

7 de dezembro de 2020

Conheça agora os principais erros cometidos por gestores no gerenciamento de seus negócios.

indicadores-financeiros-quais-sao-como-aplicar

25 de novembro de 2020

As ferramentas de gestão facilitam muito o trabalho do gestor. Algumas dessas ferramentas são os indicadores financeiros que medem o desempenho da empresa.

Planejamento para concluir o investimento

Oferecemos a melhor experiência de crédito para Empreendedores

Viabiliza – Todos os Direitos Reservados

FALE COM UM CONSULTOR.

FALE CONOSCO.

Se preferir, entre em contato através de um dos canais abaixos.