Os indicadores financeiros são métricas utilizadas para medir o desempenho de um negócio. Existem vários tipos e cada um tem uma função específica. Esses indicadores têm o objetivo de mostrar como está a saúde financeira da empresa e o que precisa ser feito para que ela cresça de forma equilibrada. Saiba mais sobre eles a seguir.
Indicadores financeiros: o que são?
Indicadores financeiros são formas de medir a evolução de um negócio, suas vendas, produtividade, lucratividade e rentabilidade. São aplicados por meio de fórmulas e devem ser calculados corretamente para garantir a precisão das informações.
Tipos de indicadores financeiros
Existem 5 tipos de indicadores financeiros. Confira.
1. Indicadores de lucratividade
Esse indicador mostra, basicamente, o quanto de lucro a empresa conseguiu obter em determinado espaço de tempo.
Exemplo: Margem bruta
2. Indicadores de liquidez
Esse tipo de indicador permite saber se a empresa terá a liquidez necessária, dentro do orçamento, para cumprir todos os compromissos assumidos com clientes, fornecedores e equipe de trabalho.
Exemplos: liquidez corrente
3. Indicadores de rentabilidade
Nesse indicador, o lucro avaliado é aquele obtido a partir das vendas realizadas pela empresa, levando em conta também o capital investido e também os ativos.
Exemplos: Roi e margem líquida
4. Indicadores de estrutura de capital
Verifica a nível de endividamento da empresa e observa também se a empresa apresenta condições financeiras de cobrir os juros das transações.
Exemplos: Endividamento total e cobertura de juros
5. Indicadores de atividade
O objetivo desse indicador é avaliar o ciclo operacional de uma empresa. Ele identifica em quanto tempo as inúmeras contas de uma empresa se transformarão em dinheiro ou caixa.
Exemplo: Fluxo de caixa
Principais indicadores financeiros de uma empresa
ROI – Retorno sobre investimento
O retorno sobre o investimento é um dos mais conhecidos do mercado. Com esse indicador é possível saber se a sua empresa está ganhando ou perdendo dinheiro de acordo com os investimentos que você está fazendo.
É um indicador muito importante porque influencia diretamente a tomada de decisão do gestor, podendo identificar a necessidade de criar novos objetivos e definir novas estratégias.
O cálculo é feito de forma simples. Basta subtrair o que a empresa lucrou do valor que ela investiu. Depois, dividir o resultado pelo valor do investimento. Veja:
ROI = (Ganho – Investimento) / Investimento
Margem bruta
A margem bruta diz o quanto a sua empresa lucrou em cada venda que ela realizou. É preciso avaliar também todos os gastos envolvidos no processo de venda. A fórmula é a seguinte:
Margem bruta = lucro / receita * 100.
Assim, você pega o lucro, divide pela receita total que é o faturamento obtido e multiplica o resultado por 100. O resultado será a sua margem bruta em porcentagem.
Margem líquida
Esse indicador identifica aquilo que sobrou para a empresa depois que foi feito o pagamento de impostos e demais despesas envolvidas. O cálculo é parecido com o da margem bruta, sendo que nesse caso são as vendas que entram na fórmula.
Margem líquida = lucro obtido / vendas * 100
Margem de contribuição
Esse tipo de indicador é muito importante porque ele alerta o gestor sobre possíveis prejuízos que a empresa esteja sofrendo, mesmo com um grande número de vendas. O ideal é que o preço de venda cubra os custos e ainda gere lucro para o negócio.
Para obter um resultado some o custo e a despesa do produto e subtraia esse valor do preço de venda. O resultado é a sua margem de contribuição.
MC = valor de venda unitário – (custo variável unitário + despesa variável unitária)
Liquidez corrente
Esse indicador faz uma análise sobre tudo que a empresa tem para receber e também o que ela tem para pagar em um pequeno espaço de tempo.
Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante
Ativo circulante: recursos da empresa
Passivo circulante: contas da empresa
Fluxo de caixa
Um dos indicadores mais fáceis de analisar e mais utilizados também. Basta fazer o lançamento de despesas e receitas e verificar se o saldo é positivo (esperado) ou negativo.
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é um dos mais importantes indicadores financeiros. Ele permite que a empresa saiba o quanto ela precisa vender para que as suas receitas sejam iguais aos seus custos. É um indicador de segurança porque garante que a partir daquele valor alcançado, a empresa já poderá cobrir seus gastos.
Ponto de equilíbrio: (custo fixo / (receita – custo variável)) *100
Para saber qual é o seu ponto de equilíbrio primeiro você deve subtrair o custo variável da receita. Divida o seu custo fixo por esse resultado. Depois, multiplique tudo por 100. Esse é o valor mínimo que você deve vender em um ano para cobrir todas as suas despesas do período.
Como aplicar os indicadores financeiros?
Se você se assustou com a quantidade de fórmulas, não precisa ficar preocupado. Felizmente, existem algumas planilhas e softwares que facilitam a aplicação desses indicadores e garantem o resultado concreto das informações. Assim, você não precisa se preocupar com dados técnicos, apenas com o que fazer diante dos resultados.
Esses são alguns dos vários indicadores financeiros existentes no mercado para auxiliar o gestor no seu processo de administração e facilitar a tomada de decisões. É muito importante conhecer esses indicadores e, claro, aprender a aplicá-los corretamente.